Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • ECONOMIA

Setor da construção civil reage à proposta de tributação das LCIs

Poder News 11 de junho de 2025
Construção civil. Foto: Divulgação

Entidades da construção civil criticaram duramente a proposta do governo federal de tributar em 5% as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), hoje isentas. Em manifesto assinado por instituições como a CBIC, Abrainc e Secovi-SP, o setor afirma que a medida pode encarecer ainda mais o acesso à casa própria e frear os investimentos no mercado habitacional, sobretudo em um cenário de juros elevados.

Siga o Poder News no Instagram

Segundo o documento, a proposta penaliza especialmente a classe média e pequenos investidores, além de comprometer o sonho da casa própria para milhares de famílias. As entidades lembram que, desde 2021, os juros dos financiamentos subiram cinco pontos percentuais, aumentando em 50% o valor das parcelas e excluindo cerca de 800 mil famílias do crédito habitacional.

As LCIs, que somam R$ 427 bilhões, são apontadas como uma das principais fontes de financiamento do setor, tendo crescido 200% nos últimos quatro anos. Em 2024, os lançamentos imobiliários já aumentaram 42%, o que exigirá ainda mais crédito no futuro, principalmente no momento da entrega das chaves.

Embora reconheçam a importância do equilíbrio fiscal, as entidades defendem que a solução não está no aumento de tributos, mas sim em uma reforma administrativa que reduza gastos públicos. Para elas, essa seria a via para diminuir os juros, estimular o investimento e gerar empregos no país.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Salão de Móveis de Marco espera gerar R$ 7,8 milhões em negócios na 6ª edição
Next: Após críticas, Haddad admite rever aumento do IOF e busca alternativas de arrecadação
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.