Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Datafolha: Lula marca 28% de aprovação e 40% de desaprovação

Poder News 12 de junho de 2025
Lula. Foto: Divulgação

Pesquisa Datafolha realizada nos dias 10 e 11 de junho com 2.004 pessoas em todo o país, mostrou que a aprovação do governo Lula estagnou em 28%, uma leve queda em relação aos 29% registrados em abril.

Siga o Poder News no Instagram

Já a taxa de reprovação subiu de 38% para 40%. Ambos os números estão dentro da margem de erro de dois pontos percentuais e indicam interrupção na recuperação da imagem do governo, iniciada após a queda expressiva observada em fevereiro deste ano.

Um dos principais fatores que contribuíram para o freio na melhora da avaliação do governo foi a crise envolvendo o INSS.

Desde abril, aposentados e pensionistas têm denunciado descontos irregulares em seus benefícios, que somam cerca de R$ 6 bilhões. A repercussão negativa do escândalo abalou a percepção pública, neutralizando avanços obtidos anteriormente em outras áreas da gestão.

Apesar da estabilidade nos dados gerais, o levantamento revelou movimentos distintos entre os diferentes segmentos da população.

A aprovação entre os brasileiros com renda de até dois salários mínimos subiu de 30% para 32%, enquanto a reprovação caiu de 36% para 33%. Em contrapartida, entre os eleitores com ensino superior, houve queda na aprovação, que passou de 31% para 25%, refletindo um desgaste crescente nesse grupo.

A pesquisa também avaliou o desempenho pessoal do presidente Lula, com 46% dos entrevistados considerando sua atuação ótima ou boa, e 50% classificando como ruim ou péssima variações dentro da margem em relação aos 48% e 49% registrados em abril.

O percentual de brasileiros que considera a gestão “regular” se manteve estável, em torno de 31%, indicando um cenário de avaliação ainda dividido e sem grandes oscilações no curto prazo.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Motta afirma que Câmara deve votar urgência para derrubar alta do IOF
Next: MP alternativa a IOF prevê R$ 4,28 bi de corte
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.