Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • ANÁLISE E OPINIÃO
  • POLÍTICA

2026 será 1º grande teste para Evandro – aliado de Elmano

Poder News 22 de junho de 2025
Alinhamento político entre Estado e Capital é uma das narrativas do PT / Foto: Tapis Rouge/Divulgação

O velho normal da política brasileira funciona assim: com eleições de dois em dois anos, pleitos municipais e estaduais/federais se retroalimentam, numa espécie de interdependência.

Siga o Poder News no Instagram

Em outras palavras, governos bem avaliados são ótimos conselheiros na fila de votação. Tê-los como aliados é meio caminho andado para a vitória.

É isso, basicamente, o que vai acontecer – ou não -, em 2026, com a Prefeitura de Fortaleza, na tentativa de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT).

Além de ser do mesmo partido do governador, o prefeito Evandro Leitão vai precisar entregar os melhores resultados possíveis até as eleições de outubro do ano que vem.

Claro que aqui estamos falando na perspectiva do processo eleitoral – não no conjunto das entregas do mandato do prefeito.

Mas esse é outro papo. Voltemos à disputa do ano que vem.

No ano passado, Elmano não mediu esforços para levar ao eleitorado da Capital a mensagem de que o então candidato do PT era a melhor opção para a Cidade.

Desde o início do governo Evandro, a parceria política entre os dois entes públicos tem gerado combos administrativos relevantes.

Os resultados parecem apontar que o formato funciona. Só precisa calibrar melhor, para mostrar a importância do alinhamento político, administrativo e eleitoral.

Afinal, quatro de cada dez eleitores do Ceará votam em Fortaleza.

E, como o velho normal da política nunca falha, depois do último voto das eleições do ano que vem for contado, começará a sucessão municipal de 2028.

Procuradoria Especial da Mulher: números expressivos

Juliana Lucena comanda setor / Foto: Alece/Divulgação

Com gestão marcada pela interiorização das ações, fortalecimento da rede de apoio e escuta qualificada, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará tem o que comemorar.

O setor alcança os primeiros 100 dias sob o comando da deputada estadual Juliana Lucena (PT) com números expressivos e impactos diretos na vida de centenas de mulheres cearenses.

Outro ponto alto foi a expansão das Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais: 153, em todas as regiões do Estado.

Sobre a guerra Israel x Irã
O conflito no Oriente Médio guarda relação com a invasão ao Iraque.

Em 2003, os americanos alegaram a ameaça de armas de destruição em massa, que nunca existiram.

Agora, o debate é sobre artefatos nucleares no Irã, que segundo o Ocidente, não tem o direito de se defender.

Outro ponto: guerra é logística. Israel está gastando estoque e tecnologia para interceptar ataques aéreos iranianos.

Mais cedo ou mais tarde, terá de fazer escolhas sobre que áreas vai dar mais atenção.

Por último: para variar, a ONU está ultrapassada e sem rumo.

Pedro Matos
A Câmara Municipal de Fortaleza realiza, nesta segunda-feira (23), às 18h, sessão solene para celebrar os 55 anos da TV Verdes Mares.

Iniciativa partiu do vereador Pedro Matos (Avante).

Requerimento reconhece contribuição do veículo para a informação, cultura e desenvolvimento do jornalismo no Estado e impactos na cobertura dos acontecimentos locais e regionais.

De Assis Diniz
Por solicitação do primeiro secretario da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado De Assis Diniz (PT), será realizada sessão solene em homenagem à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).

A agência está em alta, por conta do reconhecimento internacional do Ceará como território livre da febre aftosa sem vacinação.

Nesta segunda-feira (23), às 17h.

Valorização do representante comercial

Philomeno Gomes Jr., Victor Maia, Luiz Maia e César Valente / Foto: Divulgação

Regulamentar a atividade do representante comercial é uma forma de qualificar profissionais que desempenham papel estratégico em diversos setores da economia cearense.

A reflexão esteve nas falas de Luiz Maia e Victor Maia, respectivamente diretor-presidente e diretor-executivo da Comercial Maia.

O grupo participou de encontro promovido pelo Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Ceará (Core-CE).

O evento teve apoio do Sindicato dos Representantes Comerciais (Sirecom).

O presidente do Core-CE, Philomeno Gomes Júnior, anunciou parceria com o Ministério do Trabalho, através da Superintendência Regional do Trabalho no Ceará, para fortalecer fiscalização da atividade.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: RS: Chuvas obrigam quase 8 mil pessoas a deixarem suas casas
Next: Petróleo sobe após ofensiva dos EUA contra o Irã
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.