
O Complexo Solar Lagoinha foi inaugurado em Russas nesta quinta-feira (26), com a expectativa de gerar mais de mil empregos diretos e indiretos na região do Vale do Jaguaribe. A moradora Raimunda Sombra, de 54 anos, conhecida como “delegada do canteiro” por sua firmeza, expressou sua gratidão pela oportunidade de trabalho, destacando a importância do empreendimento para a comunidade e para ela própria, que já tenta aprender inglês e chinês.
Siga o Poder News no Instagram
O governador Elmano de Freitas ressaltou o potencial de empreendimentos como o de Russas em um mundo impactado por guerras e mudanças climáticas. Ele descreveu o projeto da CGN Brasil como um exemplo de colaboração entre China e Brasil, concretizando acordos para superar os efeitos das alterações climáticas e possibilitar a transição energética do país. A usina terá capacidade de 165 megawatts.
Com capacidade para abastecer cerca de 200 mil residências e evitar a emissão de 350 mil toneladas de dióxido de carbono, o Complexo Solar Lagoinha contribui para a diversificação da matriz energética cearense. Durante a inauguração, foram doadas placas solares e materiais esportivos para escolas públicas de Russas, reforçando o compromisso social da CGN Brasil. O Ceará, pioneiro em energia renovável, projeta expansão significativa no setor.