
Uma nova pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (28.jun.2025), aponta que a maioria dos brasileiros sente vergonha de importantes autoridades e instituições públicas.
Siga o Poder News no Instagram
O levantamento mostrou que 58% dos entrevistados expressam vergonha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos deputados federais. Senadores aparecem com 59% de vergonha, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 56%, contra 40% que sentem orgulho.
A pesquisa, que ouviu 2.004 pessoas em 136 municípios nos dias 10 e 11 de junho, com margem de erro de 2 pontos percentuais, revela nuances na percepção do STF.
Entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, a vergonha da Corte chega a 82%, enquanto para eleitores de Lula, o orgulho pelos ministros é maior (52%). Essa polarização reflete-se também na avaliação do governo federal, onde quem aprova a gestão Lula tem mais orgulho do STF.
No entanto, a vergonha pelo STF atinge 91% entre os eleitores do PL e 53% entre petistas. Entre evangélicos, 66% sentem vergonha dos magistrados, contra 33% dos católicos que sentem orgulho. Em contraste, prefeitos (62%), o povo brasileiro (61%), governadores (52%) e as Forças Armadas (55%) registraram mais orgulho do que vergonha, indicando uma percepção mais positiva nessas categorias.