
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passa a ofertar a vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses no Sistema Único de Saúde (SUS).
Siga o Poder News no Instagram
A medida substitui o reforço vacinal anteriormente feito com a vacina meningocócica C, ampliando a proteção contra a doença meningocócica.
A mudança segue diretriz do Ministério da Saúde (MS) e tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal contra quatro sorogrupos da bactéria causadora da meningite: A, C, W e Y. De acordo com dados do Sistema de Informações do Fastmedic, 6.664 crianças foram vacinadas até março de 2025, 87,6% do público-alvo já havia recebido a dose.
O esquema vacinal no SUS permanece o mesmo: aplicação da meningocócica C aos 3 e 5 meses de vida e reforço aos 12 meses, que agora passa a ser feito com a versão quadrivalente ACWY. A mudança não exige revacinação para crianças que já receberam o reforço anterior com a meningocócica C, que seguirão o calendário vigente e receberão novos reforços conforme a faixa etária e as recomendações futuras.