
A confiança do setor industrial no Ceará avançou em junho, atingindo 57,7 pontos no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela FIEC em parceria com a CNI. O resultado representa um crescimento em relação a maio (54,9) e supera a média histórica do estado (56,7), refletindo um novo cenário de otimismo entre os empresários locais.
Siga o Poder News no Instagram
Segundo a pesquisa, que ouviu 79 empresas cearenses, o aumento da confiança se deve à percepção positiva tanto do momento atual quanto das expectativas para os próximos seis meses — especialmente entre as grandes indústrias, cujo ICEI chegou a 59,9 pontos. O economista Ricardo Coimbra atribui o resultado ao crescimento contínuo da economia do Ceará, em contraste com o desempenho mais cauteloso observado no restante do país.
Enquanto o Brasil registrou uma queda no ICEI, encerrando junho com 48,7 pontos, abaixo da linha de confiança, o Nordeste também apresentou avanço, alcançando 52,3. A expectativa é de que esse ambiente mais confiante favoreça novos investimentos, impulsione o mercado de trabalho e contribua para o desenvolvimento econômico da região.