
O custo unitário da energia elétrica no Brasil disparou impressionantes 1.299% nos últimos 25 anos, conforme um estudo da Ex Ante Consultoria Econômica para a ABRACE Energia, divulgado nesta quinta-feira (3). Esse aumento é cerca de quatro vezes superior à inflação oficial acumulada no mesmo período, que foi de 326%. Esse salto no custo da energia tem sido um dos principais motores para a elevação dos preços de diversos produtos e serviços essenciais.
Siga o Poder News no Instagram
O levantamento detalha o impacto direto do aumento da energia em itens do dia a dia. O preço do pão francês, por exemplo, subiu 509% em 25 anos, sendo que 85% desse aumento é atribuído diretamente aos custos energéticos. Da mesma forma, o leite longa vida teve 86% de sua alta explicada pela energia, e o queijo, 92%. No setor da construção, o cimento registrou um aumento de 218% ligado ao custo da energia.
Além da energia elétrica, o estudo também analisou o gás natural, que teve um crescimento ainda mais acentuado. Entre 2000 e 2024, o custo do gás natural subiu 2.251%, um aumento cerca de sete vezes maior do que a alta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período. Esses dados reforçam como o setor energético tem sido um fator crucial para a inflação e o encarecimento de bens e serviços no Brasil.