
O Governo do Ceará reuniu, nesta terça-feira (8), prefeitos e representantes de 40 municípios para tratar da ampliação dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A reunião foi liderada pela vice-governadora Jade Romero e contou com a presença de secretários estaduais, reitores e gestores municipais. A iniciativa faz parte da política estadual de democratização do acesso ao Ensino Superior, com foco na educação a distância.
Siga o Poder News no Instagram
A meta é alcançar 186 polos da UAB até 2026. Atualmente, o estado possui 115 unidades em funcionamento e mais de 12 mil alunos matriculados. A parceria com o Governo Federal também prevê a criação de novos campi presenciais e mais 5 mil vagas. A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, reforçou o compromisso com uma universidade pública, gratuita e de qualidade.
A rede UAB no Ceará conta com instituições como Uece, UVA, Urca, IFCE, UFCA e Unilab. Segundo o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, o projeto é pioneiro no Brasil e fortalece o desenvolvimento dos municípios. Para receber os polos, cada cidade deve apresentar estrutura adequada, e os cursos serão definidos conforme as demandas locais.