Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • ECONOMIA

Faculdades devem elevar mensalidade após nova regra para EAD

Poder News 9 de julho de 2025
Enquanto o setor se adapta, instituições têm oferecido descontos agressivos — de até 60% — para cursos EAD que serão extintos, como enfermagem e pedagogia. As ofertas valem até agosto, último prazo para novas matrículas nesses modelos / Foto: Divulgação

Com as novas diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para o ensino a distância (EAD), faculdades e especialistas do setor preveem aumento nas mensalidades. A principal causa é a pressão nos custos operacionais, como ampliação de infraestrutura, exigência de mais atividades presenciais e contratação de docentes.

Siga o Poder News no Instagram

A norma também extingue cursos de enfermagem a distância, cria uma nova modalidade semipresencial e impõe regras mais rígidas para controle e auditoria.

As estimativas de reajuste variam: há quem fale em aumento de cerca de 5%, enquanto outras projeções indicam que o acréscimo pode superar os 20%.

Segundo Janguiê Diniz, presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), o novo marco regulatório exigirá uma adaptação estrutural significativa por parte das instituições privadas, que deverá ser refletida nos valores pagos pelos alunos.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Ancelotti é condenado por fraude fiscal na Espanha
Next: Evandro detalha plano de retomada das Regionais
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.