
As obras da usina de dessalinização de Fortaleza, a Dessal do Ceará, têm previsão de início em agosto deste ano, na Praia do Futuro. A confirmação foi feita pelo governador Elmano de Freitas, que informou sobre a solução das negociações com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU). A pendência atual para o começo dos trabalhos reside apenas na liberação da licença ambiental pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
Siga o Poder News no Instagram
O projeto, que se arrastava há pelo menos quatro anos devido a impasses com empresas de telecomunicações, teve seu terreno original alterado. O desafio principal era a proximidade da antiga localização com os cabos de fibra óptica que fazem de Fortaleza um hub tecnológico global. O novo local, a um quilômetro de distância do terreno inicial, visa evitar qualquer impacto nesses cabos.
Segundo o governador, as famílias que residiam na área já foram remanejadas para outros locais, após acordos. A Cagece confirmou a expectativa de iniciar as obras em agosto, assim que todos os trâmites legais forem concluídos, incluindo a nova licença da Semace. O antigo terreno da Dessal dará lugar a um Centro Tecnológico, e a captação da água do mar será mantida no mesmo ponto, entre um gasoduto e os cabos de fibra óptica.