
O Porto do Pecém encerrou o primeiro semestre de 2025 com alta de 10% na movimentação total de cargas, somando 9,9 milhões de toneladas. O destaque ficou para os contêineres, que cresceram 38% em comparação com o mesmo período de 2024, chegando a 3,9 milhões de toneladas. O desempenho positivo é atribuído à estratégia integrada de operação, infraestrutura e diversificação de cargas.
Siga o Poder News no Instagram
Os embarques alcançaram 3,7 milhões de toneladas (alta de 11,6%) e os desembarques, 5,9 milhões (crescimento de 6,9%). As cargas de longo curso avançaram 24% e, dentro desse segmento, os contêineres tiveram salto expressivo de 183%. Granel sólido, carga solta e conteinerizada foram as principais categorias movimentadas no terminal cearense.
Entre os principais produtos movimentados estão combustíveis minerais, ferro fundido, máquinas, minérios e sal. O serviço do porto para a Ásia tem ganhado força, com projeções de novos negócios em áreas como algodão, carne e granito. A administração do Complexo do Pecém também antecipa novidades na ZPE Ceará, ampliando a atuação internacional do terminal.