
O Ceará é, mais uma vez, destaque nacional ao alcançar 85% das crianças alfabetizadas na idade certa em 2024 — maior índice do país, superando a meta nacional de 60%. O dado faz parte do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado pelo Ministério da Educação. A média brasileira foi de 59,2%, acima dos 56% registrados em 2023.
Siga o Poder News no Instagram
O bom desempenho cearense é resultado da colaboração entre estado e municípios, com ações como o Programa Aprendizagem na Idade Certa. Em 2023, o estado já havia alcançado 84,5% no indicador. Segundo o governador Elmano de Freitas, o compromisso com a educação de qualidade é reforçado por investimentos em escolas, tecnologia e valorização dos professores.
O ICA integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que visa garantir alfabetização até o fim do 2º ano. A meta do MEC é alcançar mais de 80% de crianças alfabetizadas até 2030. O programa foca na equidade e na recomposição das aprendizagens afetadas pela pandemia, com apoio técnico e financeiro aos estados e municípios.