
Apesar de ainda não ter entrado em vigor, a sobretaxa de 50% anunciada por Donald Trump já tem afetado setores e produtos brasileiros.
Siga o Poder News no Instagram
Confira 5 produtos já afetados pelo tarifaço de Trump.
MANGA
As exportações de manga do Brasil para os EUA tiveram negociações suspensas nos últimos dias, segundo produtores. A manga é a principal fruta in natura exportada para os Estados Unidos, segundo a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados).
PESCADOS
O setor de pescados afirmou que vai suspender as exportações para os Estados Unidos dentro de uma semana devido à sobretaxa. Com cerca de 70% da produção nacional destinada ao mercado americano, a medida pode tornar o setor inviável até a abertura de novos mercados.
CARNE
Frigoríficos de Mato Grosso do Sul suspenderam a produção de carnes destinadas aos Estados Unidos após o anúncio da sobretaxa de Trump. A produção para o mercado nacional segue normal, mas as empresas estão buscando mercados alternativos no exterior.
CAFÉ
Traders de commodities disseram na última terça que estão correndo para descarregar a maior quantidade possível de café brasileiro nos Estados Unidos antes que a sobretaxa de Trump entre em vigor.
AVIÕES
Um dia depois da sobretaxa ser anunciada, as ações da Embraer desabaram mais de 8%. De acordo com analistas do JPMorgan, a companhia pode ser uma das mais afetadas no setor de bens de capital brasileiro, com um impacto potencial estimado de cerca de 13% na receita da fabricante brasileira de aviões.