
No ano do centenário de nascimento de Paulo Bonavides, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) instituiu a Medalha Paulo Bonavides como forma de reconhecer personalidades jurídicas que se destacam na defesa da justiça, da democracia e do fortalecimento institucional.
Siga o Poder News no Instagram
Serão homenageados: a ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha; o advogado e procurador do Município de Fortaleza, Martonio Mont’Alverne Barreto Lima; o procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco; e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos.
Conheça os homenageados:
Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha

Atual presidente do STM, cargo que assumiu em março de 2025, é doutora em Direito Constitucional pela UFMG e mestre pela Universidade Católica Portuguesa. Com longa trajetória institucional, atuou na Advocacia-Geral da União, no TSE, na Câmara dos Deputados e na Casa Civil. É também professora de Direito Constitucional no UniCEUB.
Martonio Mont’Alverne Barreto Lima

Procurador do Município de Fortaleza e professor titular da Unifor, é doutor e pós-doutor pela Universidade Goethe de Frankfurt. Ex-procurador-geral de Fortaleza, já foi vice-presidente da OAB-CE e coordenador da área de Direito na Capes. É referência em jurisdição constitucional e democracia.
Paulo Gustavo Gonet Branco

Procurador-geral da República desde 2023, ingressou no MPF em 1987. É doutor pela UnB e mestre pela Universidade de Essex. Fundador do IDP e coautor do premiado Curso de Direito Constitucional, ao lado do ministro Gilmar Mendes, tem forte atuação acadêmica e institucional.
Teodoro Silva Santos

Ministro do STJ desde 2023, é natural de Juazeiro do Norte (CE). Foi delegado, promotor e desembargador no TJCE, onde atuou como corregedor-geral. É doutor em Direito Constitucional pela Unifor e professor com ampla experiência no ensino jurídico. É autor da obra O juiz das garantias sob a óptica do Estado Democrático de Direito.