
Os projetos de lei de autoria do Executivo municipal representaram a maioria das propostas votadas na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) no primeiro semestre de 2025. Das 36 matérias aprovadas no Plenário Fausto Arruda neste ano, 25 tiveram origem no Gabinete do Prefeito Evandro Leitão (PT), indicando um forte protagonismo da gestão em seus primeiros meses.
Siga o Poder News no Instagram
As matérias chanceladas pela Câmara versam sobre temas cruciais para a administração, como gestão financeira e orçamentária, servidores públicos, políticas de educação, saúde e desenvolvimento social, além da organização da estrutura administrativa. Destaques incluem a reforma administrativa, que modificou órgãos municipais, e projetos para a contratação de operações de crédito com bancos federais e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).
Outra aprovação relevante foi a revogação da “Taxa do Lixo”, uma promessa de campanha de Evandro Leitão e a primeira matéria apreciada pelos legisladores em janeiro. A professora Paula Vieira, pesquisadora da UFC, aponta que a preponderância de iniciativas do Executivo é comum nos primeiros meses de uma gestão, visando sua estruturação, e que a revogação da Taxa do Lixo também reflete a implementação de uma agenda de oposição à gestão anterior.