
Em 2024, o Brasil registrou 374,7 mil roubos e 476,1 mil furtos de celulares, números que representam queda em relação aos dois anos anteriores, segundo o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta, 24. Somados, esses índices marcam o menor patamar desde 2018.
Siga o Poder News no Instagram
Os roubos alcançaram o menor número desde o início da série histórica, enquanto os furtos registraram o nível mais baixo desde 2021. Entretanto, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública alerta que a redução nos roubos pode refletir uma mudança na dinâmica do crime, pois os casos de estelionato bateram novo recorde: foram 2,16 milhões em 2024, ou cerca de 247 golpes por hora.
Uma pesquisa Datafolha, encomendada pelo Fórum e pela Folha de S.Paulo, estima que os prejuízos causados por crimes digitais e contra o patrimônio chegaram a R$ 186 bilhões entre julho de 2023 e junho de 2024, considerando tanto o lucro dos criminosos quanto os gastos das vítimas para substituição de bens roubados, como celulares.
O combate a esses crimes requer investimentos em investigação e perícia para rastrear tanto o dinheiro quanto as redes de receptação, que registraram 70.011 casos em 2024.
O aumento nos furtos pode estar relacionado à forma como as polícias classificam os casos, muitas vezes como furto quando são usados bicicletas ou motocicletas para a ação.