
O mercado imobiliário de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF) registrou forte expansão no primeiro semestre de 2025, movimentando mais de R$ 3,2 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV). O levantamento do Sinduscon-Ceará e da consultoria Brain Inteligência Estratégica destaca o crescimento nos segmentos de loteamentos e imóveis econômicos. Esse desempenho reflete a busca por novas formas de morar, impulsionadas pela retomada econômica e pelo acesso facilitado ao crédito habitacional na região.
Siga o Poder News no Instagram
O setor de loteamentos foi o grande protagonista, com um salto impressionante de 88% no VGV, alcançando R$ 574,7 milhões em 2025, e um aumento de 66% nas unidades vendidas. Essa tendência confirma a migração de famílias para áreas mais periféricas da capital e municípios vizinhos, como Eusébio, Maracanaú, Caucaia e Aquiraz, em busca de mais espaço, áreas verdes e preços acessíveis. Em Fortaleza, as vendas de imóveis cresceram 29%, impulsionadas pelo padrão econômico, que teve alta de 41% no VGV.
O presidente do Sinduscon-Ceará, Patriolino Dias de Souza, explica que o mercado de loteamentos atende a diversos perfis, desde a busca pelo primeiro imóvel até investimentos. As perspectivas para o segundo semestre incluem incertezas para a classe média devido à taxa Selic, mas confiança no segmento econômico. Ele ressalta que, apesar do impacto ainda incerto das tarifas dos EUA, imóveis continuam sendo um investimento seguro em tempos de incerteza.