
A Petrobras divulgou que, no segundo trimestre de 2025, 8% do seu petróleo exportado seguiram para os Estados Unidos. Para derivados de petróleo, como diesel e querosene de aviação, a participação americana é maior, atingindo 28%. Esses dados fazem parte do relatório trimestral de produção e vendas da estatal, divulgado nesta terça-feira (29).
Siga o Poder News no Instagram
Apesar do recente receio de que as exportações de petróleo brasileiro seriam taxadas em 50% pelos EUA, o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva que isentou produtos de energia, incluindo petróleo. Essa medida, justificada como retaliação a suposta perseguição política a Jair Bolsonaro, ainda impõe tarifas sobre outros itens brasileiros.
O petróleo bruto fechou 2024 como o principal produto da pauta de exportações brasileiras, totalizando US$ 44,8 bilhões. A Petrobras, maior produtora de petróleo do país, viu sua participação nas exportações para os EUA diminuir em relação a trimestres anteriores, enquanto a China aumentou sua fatia (54%). A estatal busca continuamente desenvolver novos mercados para o pré-sal, diversificando seus destinos de venda.