
O presidente Lula (PT) afirmou ao The New York Times que quer ser tratado com respeito por Donald Trump e acusou o governante americano de ignorar as ofertas do Brasil para conversar. Também afirmou que não vai aceitar ordens de Trump.
Siga o Poder News no Instagram
“Tenha certeza de que estamos tratando isso com a máxima seriedade. Mas seriedade não exige subserviência”, disse o presidente brasileiro. “Eu trato todos com grande respeito. Mas quero ser tratado com respeito”.
Trump confirmou no domingo, 27, que tarifas sobre produtos importados de outros países entrarão em vigor na sexta-feira, 1º, como planejado. A sobretaxa atinge o Brasil e foi estabelecida em 50%, uma das maiores do mundo.
O jornal americano afirma que a decisão é em grande parte devido às acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e cita o fato de Trump ter chamado o caso de “caça às bruxas”.
Na entrevista, Lula afirmou que o presidente americano está infringindo a soberania do Brasil.
“Em nenhum momento o Brasil vai negociar como se fosse um país pequeno diante de um país grande”, disse. “Nós conhecemos o poder econômico dos Estados Unidos, reconhecemos o poder militar dos Estados Unidos, reconhecemos o tamanho tecnológico dos Estados Unidos. Mas isso não nos deixa com medo. Nos deixa preocupados”, disparou.