
Por Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Na entrevista do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (sem partido), ao jornalista e comentarista político Erivaldo Carvalho, no programa Política, da TV Otimista – íntegra aqui -, a consultoria LCFB identificou que o gestor dialoga com o eleitorado direitista cearense, em três pontos específicos:
Siga o Poder News no Instagram
1 – Narrativas de identidade; 2 – Nós contra eles; 3 – Pensamento binário
O ex-chefe do Executivo Municipal constrói uma identidade política-ideológica com o eleitorado direitista cearense, através de suas narrativas de elogio ao deputado federal André Fernandes (PL) e ao grupo político-partidário do ex-deputado Federal Capitão Wagner (UB).
RC, porém, não deixou de ser cirista para se tornar um bolsonarista.
A Consultoria LCFB defende a tese de que o discurso “Nós contra eles”, de teor antipetista, do entrevistado, encontrou uma guarita na cúpula partidária do União Brasil.
A narrativa de Roberto também tem simpatia na cúpula estadual do PL. O eleitorado direitista fortalezense tem rejeição política-eleitoral bem pequena ao ex-prefeito da Capital.
No segundo turno do pleito eleitoral para prefeito de Fortaleza de 2024, o RC apoiou André, pois havia uma polarização binária no eleitorado fortalezense.
O ex-prefeito fez opção pelo antipetismo, mas sem ter identificação com o bolsonarismo – o próprio, inclusive, foi, por muito tempo. antibolsonarista.
O que houve, portanto, foi somente uma adequação pessoal no cenário político-eleitoral binário do segundo round da disputa – uma adesão pragmática.
A consultoria LCFB classifica a adesão do ex-prefeito ao antipetismo no ano passado como espécie de exclusão do condomínio político-administrativo do governador Elmano de Freitas e do senador Camilo Santana (ambos do PT).
Roberto Cláudio nunca será ideólogo do antipetismo – mesmo no eleitorado direitista cearense. Porém, vai se tornar uma liderança de centro-direita radical, que poderá dialogar com a direita extremamente antipetista.
PS: o sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa chamará atenção no próximo relatório da Consultoria LCFB, num tópico específico, ao analisar que o ex-prefeito Roberto Cláudio era um aliado político-ideológico contra a direita pré-bolsonarista do ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), e depois adversário político-eleitoral do bolsonarismo cearense sob a liderança do deputado federal André Fernandes (PL).
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que o antigo pensamento político-ideológico de Roberto Cláudio só foi revertido e adaptado no campo das ideias para o eleitorado direitista cearense pós-bolsonarista.