
A fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à agência Reuters, na qual afirmou que não vai “se humilhar” ligando para Donald Trump, ganhou destaque na mídia americana nesta quinta-feira (7).
A Fox News ressaltou que Lula mantém postura “firmemente contrária” a acordos com os EUA e critica as tarifas impostas por Washington, classificando-as como “tática de intimidação”.
Siga o Poder News no Instagram
Na entrevista, Lula afirmou que Trump não mencionou negociações nas cartas e decisões enviadas, limitando-se a novas ameaças. A emissora relembrou que o presidente brasileiro já havia chamado as tarifas de “chantagem inaceitável”.
A Fox também citou a declaração de Trump em 31 de julho, um dia após anunciar tarifa extra de 40% sobre o Brasil, quando disse que Lula poderia falar com ele “quando quiser”.
Em resposta indireta, o petista afirmou no X que está aberto ao diálogo, mas reforçou que “quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições”, além de destacar ações para proteger a economia, empresas e trabalhadores diante das medidas tarifárias.