
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou o início da aplicação de tarifas recíprocas sobre produtos de 69 países, implementadas logo após a meia-noite de ontem, quinta-feira, 7. A medida foi celebrada por Trump em sua rede social, a Truth Social.
Siga o Poder News no Instagram
“É meia-noite!!! Bilhões de dólares em tarifas estão agora fluindo para os Estados Unidos da América!”, escreveu o presidente. Em outra publicação, ele afirmou: “Bilhões de dólares, principalmente de países que exploraram os Estados Unidos por muitos anos — rindo o tempo todo — começarão a fluir para os EUA. A única coisa que pode impedir a grandeza da América seria um tribunal de esquerda radical que quer ver nosso país falhar!”.
As novas tarifas variam de acordo com o país. Entre os casos mais significativos, a Síria será sobretaxada em 41%, a Suíça em 39%, a África do Sul em 30%, e a Venezuela em 15%. Taiwan terá uma tarifa de 20%, enquanto o Lesoto, inicialmente ameaçado com uma taxa de 50%, acabou com uma alíquota de 15%. Os demais países terão tarifa fixa de 10%.
No caso do Brasil, o impacto é mais severo: o país foi incluído na lista com a tarifa base de 10%, mas foi alvo de uma taxa adicional de 40%, totalizando uma sobretaxa de 50%, a mais alta registrada até o momento. Apesar disso, o Brasil foi contemplado com isenção para cerca de 700 produtos exportados aos Estados Unidos, o que pode aliviar parte dos efeitos da medida.