
As empresas brasileiras afetadas pelo tarifaço imposto pelo governo de Donald Trump terão acesso a R$ 30 bilhões em linhas de crédito, anunciou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Siga o Poder News no Instagram
Em entrevista à Band News, Lula antecipou que a medida será oficializada nesta quarta-feira, 13, por meio de uma medida provisória.
“Vou lançar uma medida provisória que cria uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para as empresas brasileiras que, porventura, tiveram prejuízos com a taxação do Trump. Esse valor é apenas o começo; não dá para colocar mais sem saber o total do impacto”, afirmou, indicando que o montante poderá ser ampliado, se necessário.
Segundo o presidente, o plano priorizará pequenas empresas e setores que lidam com alimentos perecíveis.
“Queremos ajudar as pequenas companhias que exportam espinafre, frutas, mel e outros produtos, além de empresas de máquinas. As grandes têm mais poder de resistência. A medida provisória será aprovada amanhã, e é importante mostrar que ninguém ficará desamparado pela taxação do presidente Trump”, disse.
O objetivo, de acordo com Lula, é preservar empregos e abrir mercados alternativos para os setores atingidos.
“Vamos cuidar dos trabalhadores dessas empresas e buscar novos mercados. Estamos enviando a outros países a lista das companhias que vendiam para os EUA, porque temos um lema: ninguém larga a mão de ninguém”, destacou.