
“O Agente Secreto” e “O Filho de Mil Homens” estão entre os 16 filmes selecionados para concorrer à indicação brasileira de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026, divulgada nesta quinta-feira, 15, pela Academia Brasileira de Cinema. A lista inclui ainda títulos como “Homem com H”, “O Último Azul” e “Vitória”.
Siga o Poder News no Instagram
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto” estreou em maio de 2025 no Festival de Cannes e desde então acumula prêmios, incluindo Melhor Direção e Melhor Ator para Wagner Moura, que interpreta um professor que se muda de São Paulo para Recife após um conflito com um empresário.
“O Filho de Mil Homens”, dirigido por Daniel Rezende e produzido pela Netflix, é inspirado no romance homônimo de Valter Hugo Mãe e conta com Rodrigo Santoro no papel do pescador Crisóstomo. Já “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, também premiado internacionalmente, apresenta um Brasil distópico que envia idosos para supostas colônias, acompanhando a jornada de uma mulher prestes a ser exilada pelos rios amazônicos.
Entre os demais selecionados, “Homem com H”, cinebiografia de Ney Matogrosso dirigida por Esmir Filho, traz Jesuíta Barbosa interpretando o artista em diferentes fases da vida, do surgimento do grupo Secos e Molhados até os dias atuais. O documentário “Milton Bituca Nascimento”, de Flavia Moraes, acompanha a turnê de despedida do lendário músico. “Baby”, de Marcelo Caetano, também estreou em Cannes e narra a história de uma paixão conflituosa entre um ex-detento e um michê no centro de São Paulo.
“A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert, reúne Shirley Cruz, Luedji Luna e Seu Jorge, enquanto “Vitória”, de Andrucha Waddington, acompanha Fernanda Montenegro no papel de uma idosa que arrisca a vida para denunciar um esquema de tráfico de drogas no Rio de Janeiro.
Confira abaixo a lista completa dos 16 filmes concorrentes:
“A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert
“A Praia do Fim do Mundo”, de Petrus Cariry
“Baby”, de Marcelo Caetano
“Homem com H”, de Esmir Filho
“Kasa Branca”, de Luciano Vidigal
“Malu”, de Pedro Freire
“Manas”, de Marianna Brennand
“Milton Bituca Nascimento”, de Flavia Moraes
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho
“O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende
“O Último Azul”, de Gabriel Mascaro
“Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi
“Os Enforcados”, de Fernando Coimbra
“Retrato de Um Certo Oriente”, de Marcelo Gomes
“Um Lobo entre os Cisnes”, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki