
O Ceará alcançou a 7ª colocação no Índice de Inovação dos Estados 2025, avançando três posições em relação a 2021. O estudo, realizado pelo Observatório da Indústria Ceará em parceria com a CNI, avalia 12 indicadores que medem tanto as capacidades quanto os resultados em inovação.
Siga o Poder News no Instagram
Entre os destaques do estado estão Sustentabilidade Ambiental, em que ocupa a 2ª posição nacional, e Intensidade Tecnológica e Criativa, no 4º lugar. O Ceará também avançou em Competitividade Global, subindo da 23ª para a 9ª colocação, além de registrar progressos em Empreendedorismo, Instituições e Investimentos em Ciência e Tecnologia.
No cenário nacional, São Paulo lidera pelo quinto ano consecutivo, seguido por Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Já na perspectiva regional, o Nordeste alcançou a 3ª posição, impulsionado principalmente pela geração de energias renováveis. O lançamento oficial do estudo acontece nesta terça-feira (19), em Brasília, com transmissão ao vivo pelos canais da CNI e do Observatório da Indústria Ceará.