
Em agosto de 2013, a Porto Iracema das Artes – equipamento da Secretaria de Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – embarcou em uma aventura pelos mares da cultura, impulsionada pelos ventos da criação, do saber e da pluralidade.
Siga o Poder News no Instagram
Em celebração aos 12 anos navegados pela Porto e os 20 anos do Curso Técnico em Dança (CTD), a Escola promove uma intensa programação no dia 29 de agosto, com destaque para a entrega do Prêmio Porto Iracema das Artes. Música ao vivo, Exercício Cênico, Feira do Mar, Com Figura, Projeção de Fotografias e homenagens fazem parte das atividades e atrações do evento gratuito e aberto ao público, a partir das 19 horas, na sede da escola.
Durante estes anos, a Escola Porto Iracema das Artes segue firme em sua jornada, servindo de abrigo criativo para a formação, experimentação e profissionalização de milhares de artistas de todo o Ceará. Mais do que um espaço de ensino, a Escola tornou-se um laboratório vivo de criação, pesquisa e inovação nas artes visuais, no cinema, na música, na dança e no teatro, consolidando-se como referência nacional em formação artística.
A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, ressalta: “Celebrar 12 anos de existência da Escola Porto Iracema das Artes é motivo de alegria e orgulho para nós que fazemos a gestão cultural do Estado. Reconhecemos que este espaço estratégico de formação se tornou um celeiro de descobertas, de projeção de novos talentos e de sustentabilidade para mercados e linguagens artísticas fundamentais. A Escola materializa um projeto público que transforma vidas por meio do conhecimento, da pesquisa e da prática criativa. Aproveitamos também este momento de comemoração para refletir e avaliar a caminhada até aqui, de repensar rotas e de expandir a rede de conexões com o Brasil e com o mundo, fortalecendo cada vez mais a cultura como vetor de desenvolvimento e cidadania.”
Navegando entre os vastos oceanos da música, da dança, do cinema, do teatro e das artes visuais, a Porto Iracema já recebeu, desde a sua criação, mais de 50 mil navegantes interessados no fazer artístico.