Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • CULTURA E COMPORTAMENTO

35º Cine Ceará anuncia seleção de longas-metragens e curtas brasileiros em competição

Poder News 1 de setembro de 2025
O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema vai ocorrer em Fortaleza de 20 a 26 de setembro de 2025, com exibições no Cineteatro São Luiz. Acesso gratuito / Foto: Governo do Ceará

Seis filmes inéditos no Brasil foram selecionados para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem do 35° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema.

Siga o Poder News no Instagram

Dois deles são de diretores brasileiros – o pernambucano Léo Tabosa (“Nova Iorque”) e a carioca Emília Silveira (“Silêncio no Estúdio”).

Também na mostra estão longas de Equador, Porto Rico e coproduções Cuba/Espanha e Uruguai/Argentina/Espanha que, antes de chegar ao Brasil, tiveram uma trajetória de sucesso em festivais internacionais de prestígio, como Veneza, Tribeca, IDFA e Guadalajara.

Os filmes foram selecionados entre 329 inscritos na mostra este ano. Para a Competitiva Brasileira de Curta-metragem, foram escolhidas dez produções entre 1.172 inscritos.

O 35° Cine Ceará acontece de 20 a 26 de setembro em Fortaleza, com exibições no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Além das mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará, o festival realiza Exibições Especiais, Mostras Sociais, debates e homenagens. Toda a programação tem acesso gratuito.

PREMIAÇÃO

Os participantes da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem disputam o Troféu Mucuripe, concedido aos vencedores nas categorias: Melhor Longa-metragem, Direção, Atuação Principal, Atuação Coadjuvante, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som, Direção de Arte e Prêmio da Crítica. O Melhor Longa da Mostra, eleito pelo Júri Oficial, recebe prêmio no valor de R$ 40 mil, pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento.

Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, o Troféu Mucuripe é concedido aos vencedores nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Prêmio da Crítica. Além disso, os curtas da mostra disputam também o Prêmio Canal Brasil de Curtas, que é concedido ao Melhor Curta-metragem. O prêmio tem o objetivo de estimular a nova geração de cineastas. O vencedor é escolhido por um júri composto por críticos e jornalistas especializados em cinema.

O 35º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB); da Associação Cultural Cine Ceará; e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará e Edital de Festivais Culturais Calendarizados (PNAB); e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Conta ainda com o apoio do Porto do Pecém e da Dominos, através da Lei Rouanet. Tem patrocínio da Enel e Cegás através do Mecenato Estadual.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Sine Municipal de Fortaleza oferta 2.807 vagas de emprego
Next: Lula convoca reunião virtual do Brics para discutir tarifaço
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.