Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • INTERNACIONAL
  • POLÍTICA

Mercosul: Lula liga para presidente da Comissão da UE e reforça acordo

Poder News 5 de setembro de 2025
Acordo ente União Europeia e bloco pode ser validado ainda em 2025 / Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pelo envio do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) para votação no Parlamento Europeu. Lula telefonou para Ursula na manhã desta sexta-feira, 5, e, por cerca de 20 minutos, conversaram sobre as relações entre o Brasil e o bloco europeu.

Siga o Poder News no Instagram

Neste semestre, o Brasil está na presidência do Mercosul e a expectativa de Lula é assinar o acordo no final do ano, durante a Cúpula de Líderes no Brasil. Para ele, a apreciação do texto pelos europeus é “mais um passo importante para sua assinatura”.

“Ambos [Lula e Von der Leyen] concordaram que, diante do momento de incerteza e desestruturação do comércio internacional, a parceria entre os dois blocos regionais é ainda mais estratégica”, diz nota do Palácio do Planalto.

De acordo com o comunicado, o futuro acordo criará um mercado de mais de 700 milhões de pessoas e corresponderá a 26% do PIB global.

“O presidente Lula e a presidenta von der Leyen também reiteraram seu compromisso com o multilateralismo e com uma ordem internacional mais justa e pacífica”, acrescenta a nota.

A União Europeia e o bloco formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai completaram as negociações sobre o acordo em dezembro passado, cerca de 25 anos após o início das conversações. Agora ele será submetido à aprovação da União Europeia, exigindo votação no Parlamento Europeu e maioria qualificada entre os governos da UE, ou seja, 15 dos 27 membros que representam 65% da população do bloco. Não há garantia de aprovação em nenhum dos casos.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Lula assina MP que autoriza renegociação de dívidas do agro
Next: BC endurece regras de segurança para instituições de pagamento
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.