Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Justiça nega prisão de Ciro por violência de gênero

Poder News 15 de setembro de 2025
Ciro Gomes/Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral do Ceará rejeitou, nesta segunda-feira (15), o pedido de prisão preventiva do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) por violência de gênero contra a prefeita de Crateús, Janaína Farias (PT). Na mesma decisão, o juiz Victor Nunes Barroso, da 115ª Vara Eleitoral de Fortaleza, determinou que Ciro está proibido de fazer qualquer menção ofensiva ou injuriosa à prefeita, sob pena de multa de R$ 10 mil por cada manifestação.

Siga o Poder News no Instagram

O advogado de Ciro, Walber Agra, afirmou que a defesa cumprirá a decisão, mas ressaltou que ela não impede o debate político. Ele também questionou a competência da Justiça Eleitoral para tratar do caso. O episódio reacendeu tensões políticas no Ceará, onde Janaína é aliada do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e ocupa atualmente a prefeitura de Crateús, cidade de 75 mil habitantes no semiárido cearense.

As ofensas ocorreram em agosto, durante o aniversário do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. Na ocasião, Ciro insinuou que Janaína havia sido responsável por recrutar mulheres para favores sexuais a Camilo Santana. A prefeita reagiu chamando o pedetista de “misógino” e acusando-o de atacar mulheres covardemente. Camilo também defendeu Janaína e afirmou que Ciro teria que responder à Justiça por suas declarações.

O pedido de prisão preventiva foi apresentado pela Advocacia do Senado Federal no início de setembro e recebeu apoio de lideranças do PT, incluindo a ministra Gleisi Hoffmann, que classificou as falas de Ciro como “gravíssimas e de machismo repugnante”. Não é a primeira vez que Ciro é condenado por declarações desse tipo: em 2024, ele foi obrigado a pagar R$ 52 mil por violência política de gênero após chamar Janaína de “assessora de assuntos de cama” de Camilo.

Ciro Gomes, que já disputou a Presidência quatro vezes, está em processo de saída do PDT e deve se filiar ao PSDB para disputar o governo do Ceará em 2026 com apoio de setores da direita, incluindo bolsonaristas. Sua postura crítica ao governo Lula e os embates com lideranças petistas têm contribuído para seu isolamento político e para sua busca por novas alianças.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Número de padarias em Fortaleza é quase dez vezes maior que o de farmácias
Next: Ceará tem melhor desempenho do Nordeste no Ranking de Transparência Administrativa
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.