
Em Fortaleza, é comum a percepção de que há uma farmácia em quase toda esquina. No entanto, os dados oficiais da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) apontam para uma realidade bem diferente: a Capital cearense tem quase dez vezes mais padarias do que farmácias.
Siga o Poder News no Instagram
O contraste revela não apenas hábitos de consumo da população, mas também a força do empreendedorismo local, especialmente no setor de alimentos.
Segundo levantamento realizado até 12 de setembro, Fortaleza conta com 10.062 padarias ativas, considerando os três principais segmentos: indústria, comércio e serviços voltados à fabricação e venda de produtos de panificação e confeitaria, com predominância de produção própria.
A maior parte está na indústria, com 4.053 registros, seguida pelo comércio (3.625) e pelos serviços (2.384). O número expressivo mostra que a panificação é uma das engrenagens da economia fortalezense, reunindo desde pequenos negócios de bairro até estruturas maiores, com produção em escala.
Já o setor farmacêutico possui 1.164 estabelecimentos ativos na Capital. A maioria atua no comércio varejista, com 1.075 registros, enquanto apenas 10 são classificados como indústrias e 79 como prestadores de serviços.

 
                        
