Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Câmara restabelece voto secreto na PEC da Blindagem após polêmica

Poder News 17 de setembro de 2025
Câmara dos Deputados durante sessão plenária extraordinária semipresencial para votar destaques à proposta de emenda à Constituição (PEC 3/2021) que trata das prerrogativas parlamentares. A chamada PEC da Blindagem. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a retomada do voto secreto para autorizar processos criminais contra parlamentares, dentro da PEC da Blindagem. A proposta recebeu 314 votos a favor e 168 contra e segue para análise do Senado.

Siga o Poder News no Instagram

A medida permite que deputados e senadores só sejam processados após autorização de suas Casas, com votação secreta também para casos de prisão em flagrante por crimes inafiançáveis. Líderes do PT, PSOL, Novo e PSB prometeram recorrer ao STF, alegando afronta à Constituição.

O relator Claudio Cajado (PP-BA) afirmou que o mecanismo garante o exercício do mandato sem pressões indevidas. Já a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) chamou a proposta de “PEC do crime organizado”, dizendo que ela favorece corruptos e dificulta investigações.

Defensores da PEC argumentam que a proteção é necessária diante de supostas perseguições políticas. A votação ocorre em meio a tensão após a condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe e críticas do Congresso ao Judiciário.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Barroso defende julgamento do STF e critica sanções dos EUA
Next: Ex-diretor da PF na gestão Lula é preso em operação contra crimes ambientais e corrupção
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.