
Reconhecido por sua trajetória na comunicação comunitária, Léo Suricate (PSOL) está usando seu mandato interino para aproximar a população periférica da política estadual. Com linguagem acessível e bem-humorada nas redes sociais, ele explica o funcionamento do parlamento, responde dúvidas da comunidade e mostra na prática o papel de um deputado estadual.
Siga o Poder News no Instagram
Substituindo Renato Roseno, afastado por motivos de saúde, Léo organiza sua atuação em dois eixos: Soberania e Território. No primeiro, defende a Soberania Digital, com foco no direito universal à internet e na regulamentação das plataformas como instrumentos de democracia e inclusão. No segundo, prioriza Cultura, Proteção Social, Moradia e promoção da Paz, fortalecendo comunidades e garantindo direitos básicos às periferias.
“Assumir esse mandato é uma oportunidade de mostrar que a política pode ser feita com proximidade, escuta e humor. Quero que as pessoas entendam que a Assembleia é delas e que as decisões ali impactam diretamente suas vidas”, disse o parlamentar.
Léo, criador do Suricate Seboso, tem raízes nos bairros Sapiranga e Bom Jardim e militância em movimentos sociais como o MTST. Suplente desde 2022, ele assumiu o mandato por 90 dias com o compromisso de representar a juventude e as periferias e enfrentar a extrema-direita no Ceará e no Brasil.