
O Brasil deve produzir 32,3 milhões de toneladas de carnes bovina, suína e de frango em 2026, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (18) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume, se confirmado, supera a estimativa atual de 32,1 milhões de toneladas e estabelece novo recorde histórico.
Siga o Poder News no Instagram
O destaque fica para carne suína e de frango, com produção prevista de 5,8 milhões e 15,9 milhões de toneladas, respectivamente. Já a bovina deve recuar para 10,6 milhões de toneladas em 2026, após iniciar um ciclo de reversão este ano. A Conab também projeta safra recorde de grãos para o ciclo 2025/26.
Apesar do tarifaço de 50% imposto pelos EUA, a Conab avalia que o impacto foi menor que o esperado. Empresas anteciparam estoques e a China absorveu parte da fatia deixada pelos americanos, mantendo o ritmo das exportações. O Brasil tem batido recordes de vendas externas há três meses.
Para o frango, as exportações devem alcançar 5,4 milhões de toneladas em 2026, enquanto a disponibilidade interna per capita pode chegar a 51,1 quilos. No caso da carne suína, o volume disponível no mercado interno é estimado em 4,3 milhões de toneladas, com vendas externas previstas para superar 1,5 milhão de toneladas, impulsionadas por novos mercados asiáticos.