
Um grupo bipartidário de senadores americanos apresentou uma resolução para cancelar as tarifas adicionais de 40% aplicadas aos produtos importados do Brasil. A medida, anunciada nesta quinta-feira (18), busca anular a decisão de Donald Trump baseada na Lei de Poderes de Emergência Econômica Internacional (IEEPA).
Siga o Poder News no Instagram
Entre os apoiadores estão o líder democrata Chuck Schumer, Rand Paul (republicano), Jeanne Shaheen, Tim Kaine e Ron Wyden. Eles argumentam que não existe emergência econômica com o Brasil e que as tarifas aumentam preços para os consumidores americanos.
Rand Paul criticou o julgamento de Jair Bolsonaro, chamando-o de “perseguição”, mas afirmou que isso não deve influenciar as regras constitucionais dos EUA. “A política comercial pertence ao Congresso, não à Casa Branca”, declarou.
Schumer acusou Trump de declarar uma emergência falsa para ajudar Bolsonaro e pediu apoio republicano para aprovar a resolução. “Os americanos não merecem jogadas políticas com seu sustento e seus bolsos”, afirmou o senador democrata.


