
A Dessal do Ceará obteve neste mês de setembro a Licença de Instalação emitida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O documento confirma que o projeto da Cagece, em parceria com a Águas de Fortaleza, cumpre rigorosamente as exigências ambientais, garantindo a viabilidade da planta de dessalinização para reforçar a segurança hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza.
Siga o Poder News no Instagram
Com a licença, o projeto segue agora para a obtenção do alvará de construção pela Prefeitura de Fortaleza, etapa necessária para iniciar as intervenções em terra ainda este ano. A Águas de Fortaleza apresentará em breve o projeto do canteiro de obras para aprovação municipal.
Segundo José Carlos Asfor, diretor de Engenharia da Cagece, ainda serão cumpridos condicionantes como o Plano Básico Ambiental, gerenciamento de resíduos e medidas de proteção à fauna e flora marinha. Ao todo, a Semace estabeleceu 65 condicionantes, já previstas e em andamento, de acordo com Silvano Porto, coordenador do projeto.
A planta será instalada em terreno de marinha, exigindo autorização da Superintendência de Patrimônio da União para passagem de dutos na faixa de areia e uso do espelho d’água. Após todas as autorizações, as obras terão duração estimada de dois anos.