
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), disse nesta segunda-feira (22) que o projeto do governo federal que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil deve ser votado na próxima semana. O anúncio foi feito durante evento do BTG Pactual em São Paulo.
Siga o Poder News no Instagram
Motta informou que o relator Arthur Lira apresentará o parecer aos líderes partidários ainda esta semana. Ele ressaltou que emendas poderão ser apresentadas, mas pediu responsabilidade com as contas públicas ao avaliar mudanças na proposta ou em sua compensação fiscal.
O deputado afirmou que o país precisa superar “pautas tóxicas” e focar em temas relevantes, como a reforma administrativa, a segurança pública e a justiça tributária. Motta disse que o atual momento exige cautela e equilíbrio para encontrar convergências no Congresso.
Após manifestações populares contra a anistia a condenados por golpe de Estado e a PEC da Blindagem, Motta afirmou respeitar os protestos, destacando que eles mostram a vitalidade da democracia. Contudo, defendeu o debate sobre a PEC, que limita ações judiciais contra parlamentares.