
A indústria cearense avançou 3,54% no segundo trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, desempenho bem acima da média nacional de 1,1%. Os dados do Ipece impulsionaram o PIB estadual, que cresceu 3,86% no período, frente a 2,2% do Brasil.
Siga o Poder News no Instagram
Entre os segmentos industriais, destaque para eletricidade, gás e água (7,03%), indústria de transformação (3,19%) e construção (2,09%). Metalurgia, produtos químicos e calçados, fortemente apoiados por incentivos do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), puxaram o crescimento da transformação.
O presidente da Adece, Danilo Serpa, afirmou que os resultados comprovam o impacto das políticas de desenvolvimento econômico do governo Elmano de Freitas. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, disse que os números refletem oportunidades crescentes e atração de investimentos nacionais e estrangeiros.
No acumulado do primeiro semestre, o PIB cearense subiu 4,15% e, em 12 meses, 5,58%. Na comparação trimestral, a economia do estado cresceu 0,39% em relação ao primeiro trimestre de 2025, reforçando a trajetória positiva do Ceará no cenário nacional.