
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta segunda-feira (22) que o leilão do terminal de contêineres Tecon 10, no Porto de Santos (SP), deve ocorrer entre 15 e 18 de dezembro, na B3. O projeto pode dobrar a capacidade de operação do porto e gerar mais de R$ 5 bilhões em investimentos, dependendo da aprovação do TCU.
Siga o Poder News no Instagram
Costa Filho defendeu a democratização do processo, ressaltando que a concessão não deve gerar concentração de mercado. O anúncio foi feito durante o Macro Day, evento do BTG Pactual que discutiu infraestrutura e contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho.
O ministro também comemorou o acordo da Latam com a Embraer para aquisição de até 74 aeronaves E195-E2, com entregas a partir de 2026. Ele disse esperar novos anúncios de Gol e Azul e avaliou que a operação fortalecerá a aviação brasileira, ampliando rotas e destinos, inclusive na América do Sul.
Renan Filho, por sua vez, afirmou que o governo pretende concluir 21 concessões rodoviárias até o fim do ano e encerrar o mandato com até 35. Ele destacou que o Brasil tem hoje “o maior pipeline de concessões rodoviárias do mundo” e que novos editais de ferrovias, como o Ferroanel e o Anel Ferroviário do Sudeste, serão lançados até 2026.