
A nova safra de frutas 2025/2026 ganhou força neste mês de setembro e deve movimentar cerca de 200 contêineres refrigerados semanais pelo Porto do Pecém, com destino à Europa. Cada unidade de 40 pés pode transportar até 27 toneladas de melões, melancias, mangas e uvas produzidos no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.
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As exportações seguem até fevereiro de 2026, com embarques às sextas-feiras. Aproximadamente 80% da carga será descarregada em Roterdã (Holanda) e Londres (Inglaterra), enquanto o restante seguirá para portos como Antuérpia, Le Havre, Sines, Hamburgo e Bremerhaven. No último fim de semana, o MSC Leila, movido a GNL e com capacidade para 11.500 TEUs, partiu do Pecém rumo ao norte europeu.
Segundo Raul Viana, gerente de Negócios Portuários do Complexo do Pecém, a linha regular garante eficiência e mercado seguro para a fruticultura cearense e nordestina. A operação marca o nono ano consecutivo de parceria com a MSC para o escoamento de melões de Mossoró e mangas e uvas do Vale do São Francisco.
Para os produtores, o cenário é promissor. Gabriel Vieira, diretor comercial da Brazil Melon, destacou que a menor oferta espanhola abre espaço para o Brasil ampliar exportações. Ele ressaltou que compradores europeus valorizam qualidade, rastreabilidade e práticas sustentáveis, favorecendo empresas preparadas para atender padrões cada vez mais exigentes.