
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou que 3.067 procedimentos cirúrgicos foram realizados durante o “Dia C de Cirurgias”, promovido no último sábado, 20.
Siga o Poder News no Instagram
A ação teve como objetivo acelerar a realização de cirurgias eletivas — aquelas que não são de urgência — e reduzir a fila de espera no Estado. O número superou em 18% a meta inicial de 2.600 cirurgias, com 467 procedimentos a mais do que o previsto.
A secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, comemorou os resultados durante coletiva de imprensa: “Esse número superou nossas expectativas e demonstra a força da Rede Sesa quando unimos esforços. Foi uma surpresa positiva ver tantas pessoas atendidas, muitas delas aguardando há anos por esses procedimentos”, destacou.
A força-tarefa mobilizou 104 unidades de saúde, incluindo hospitais da rede estadual, municipal e conveniados, em 54 municípios cearenses. As regiões com maior volume de atendimentos foram Fortaleza e Região Metropolitana (1.204 cirurgias), seguidas pelas regiões Norte (1.071), Sul (459), Litoral Leste/Jaguaribe (213) e Sertão Central (120).