
O Conselho de Ética da Câmara sorteou nesta terça-feira (23) os deputados Delegado Marcelo Freitas (União-MG), Duda Salabert (PDT-MG) e Paulo Lemos (PSOL-AP) para compor a lista tríplice de onde sairá o relator do processo contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por quebra de decoro parlamentar. A escolha será feita pelo presidente do colegiado, deputado Fabio Schiochet (União-SC), até sexta-feira (26).
Siga o Poder News no Instagram
Até a definição, os parlamentares sorteados podem pedir a retirada de seus nomes, o que exigiria novo sorteio. Pelas regras, não entram na lista deputados do mesmo partido, bloco ou estado do acusado, nem do partido que apresentou a representação — neste caso, o PT.
O processo foi aberto a partir de ação da bancada petista, que pede a cassação de Eduardo por atuação nos Estados Unidos. O partido afirma que o deputado tem se dedicado a atacar instituições brasileiras, especialmente o Supremo Tribunal Federal, além de tentar influenciar autoridades americanas a impor sanções contra ministros e órgãos de investigação.
Residente nos EUA desde fevereiro, Eduardo Bolsonaro alega ser alvo de perseguição política. O deputado já se licenciou do mandato, mas o prazo expirou e ele não pode solicitar novo afastamento. A PGR também o denunciou por coação no curso do processo, acusando-o de articular ações para beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e o blogueiro Paulo Figueiredo. Atualmente, Eduardo responde a outras três representações no Conselho de Ética que também pedem sua cassação.