
O dólar recuou nesta terça-feira (23) e fechou no menor nível em mais de um ano, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que pretende se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. O Ibovespa também reagiu de forma positiva e renovou máxima histórica.
Siga o Poder News no Instagram
A moeda norte-americana caiu 1,11%, cotada a R$ 5,2787 na venda, no menor fechamento desde 6 de junho de 2023. No ano, o dólar acumula queda de 14,57%. Já o Ibovespa avançou 0,91%, a 146.424,94 pontos, com volume de R$ 20,5 bilhões negociados. Foi a sétima vez no mês que o índice bateu recorde, segundo levantamento da B3.
O alívio nos ativos brasileiros veio após Trump, em discurso na Assembleia Geral da ONU, dizer que teve “excelente química” com Lula e que os dois conversaram rapidamente nos bastidores. A fala afastou receios de que Washington pudesse ampliar sanções contra o Brasil, após medidas recentes atingirem a esposa do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
No cenário doméstico, a ata do Copom reforçou que a taxa Selic deve permanecer em 15% por período prolongado, encerrando o ciclo de altas. Para analistas, a combinação de juros elevados no Brasil e cortes nos EUA mantém o diferencial de taxas atraente para investidores, favorecendo a valorização do real.