
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira (24) que o Brasil precisa ampliar a participação da população no mercado de capitais e fortalecer o papel do banco público em investimentos ligados à descarbonização, inovação e economia verde. Segundo ele, o desenvolvimento do mercado primário e secundário é essencial para impulsionar a industrialização e a capacidade de inovação do país.
Siga o Poder News no Instagram
Mercadante destacou que apenas 2% dos brasileiros investem em bolsa de valores, frente a 48% nos Estados Unidos, 16% na China e 11% na Índia. Para ele, é necessário criar mecanismos que deem mais segurança ao investidor de renda média, permitindo que esse público use a renda variável como alternativa para aposentadoria e estabilidade familiar.
O evento no Rio de Janeiro contou com representantes do setor financeiro, como Febraban, Itaú, XP e BTG. O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, que substitui o presidente Lula em viagem oficial, ressaltou o efeito multiplicador do mercado de capitais e defendeu maior aporte em setores estratégicos como saúde, biotecnologia, startups e minerais críticos, fundamentais para a transição energética.