Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

O que acontece após rejeição da PEC da Blindagem pela CCJ

Poder News 24 de setembro de 2025
Câmara dos Deputados durante sessão plenária extraordinária semipresencial para votar destaques à proposta de emenda à Constituição (PEC 3/2021) que trata das prerrogativas parlamentares. A chamada PEC da Blindagem. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A PEC da Blindagem foi rejeitada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (24), o que abre caminho para o seu arquivamento definitivo. Segundo o regimento interno, cabe ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciar em plenário o arquivamento da proposta, já considerada inconstitucional.

Siga o Poder News no Instagram

A medida, aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada, previa restringir a prisão de parlamentares, exigir aval do Legislativo em votação secreta para abertura de processos criminais contra congressistas e ampliar o foro privilegiado para presidentes de partidos com representação no Congresso. O texto, no entanto, enfrentou forte resistência no Senado e nas ruas.

No último domingo (21), manifestações em diversas capitais pressionaram pela rejeição da proposta. Durante a votação na CCJ, senadores da base e da oposição condenaram os “exageros” da PEC, em especial a previsão de voto secreto. O presidente da comissão, Otto Alencar (PSD-BA), defendeu que a matéria seja levada ao plenário para ser “sepultada” politicamente.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Tarcísio critica PEC da Blindagem e aponta distorção no texto
Next: Haddad defende projeto e diz que Receita chegará aos “verdadeiros ladrões da nação”
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.