
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (24) que a PEC da Blindagem representava uma “distorção” e foi o estopim das manifestações ocorridas no domingo (21) em várias cidades do país. Para ele, a proposta se afastou do objetivo inicial de proteger a atuação parlamentar e passou a transmitir a ideia de privilégios e impunidade.
Siga o Poder News no Instagram
Segundo Tarcísio, a medida nasceu como um instrumento para garantir a independência do Legislativo, mas acabou descaracterizada. “Quando se transforma em outra coisa e você tem a distorção, a população percebe que está indo para um caminho de privilégios e se revolta”, disse após participar de um evento em Embu das Artes.
A declaração ocorreu no mesmo dia em que a CCJ do Senado rejeitou, por unanimidade, a PEC. O texto já havia sido aprovado pela Câmara em dois turnos e previa restrições à prisão de parlamentares, além de ampliar o foro privilegiado para dirigentes partidários. Para ser definitivamente arquivada, a proposta ainda precisa do anúncio formal em plenário.


