
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (26) que os Estados Unidos perderam espaço nas exportações brasileiras e que a relação comercial entre os dois países é mais vantajosa para a economia americana. Durante evento no Insper, em São Paulo, ele classificou o tarifaço imposto por Donald Trump como injustificado e destacou que o Brasil é “solução, não problema” para os EUA.
Siga o Poder News no Instagram
Segundo Alckmin, a participação dos Estados Unidos nas exportações do Brasil caiu de 25% para 12% ao longo dos anos. Ele ressaltou que os norte-americanos mantêm superávit comercial com o Brasil e outros países do G20, o que torna incoerente a tarifa de até 50% aplicada sobre produtos brasileiros, especialmente carnes, frutas, pescados e maquinário. “Não faz sentido o tarifaço”, afirmou.
Para mitigar os impactos, o governo brasileiro aposta em linhas de crédito do BNDES, postergação de tributos e estímulo às compras governamentais. Alckmin destacou que empresas americanas já recorreram à Justiça contra as tarifas, e que a decisão final caberá à Suprema Corte dos EUA. Ele também defendeu estratégias de diversificação de mercados e fortalecimento da demanda interna para absorver parte da produção afetada.