
A ministra Cármen Lúcia destacou nesta segunda-feira (29) que o Supremo Tribunal Federal (STF) manterá a defesa intransigente dos valores democráticos durante a gestão do ministro Edson Fachin, empossado como novo presidente da Corte. Em discurso representando os ministros, ela afirmou que o STF seguirá íntegro na proteção da Constituição e do Estado de Direito.
Siga o Poder News no Instagram
Segundo a ministra, “atentar contra a democracia é violentar a Constituição e enfraquecer o Estado de Direito”. Cármen Lúcia ressaltou a gravidade do momento histórico, marcado pelo julgamento da trama golpista que levou à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, e pelas sanções impostas pelos Estados Unidos a ministros do Supremo.
Durante a cerimônia, ela também elogiou o trabalho do novo vice-presidente, Alexandre de Moraes, responsável pela relatoria dos processos ligados aos atos antidemocráticos. Fachin e Moraes comandarão o STF pelos próximos dois anos, e o novo presidente também assumirá a chefia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).