Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Lula sanciona lei que estende licença-maternidade em casos de internação prolongada

Poder News 29 de setembro de 2025
Mulher grávida/Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta segunda-feira (29) o Projeto de Lei 386/2023, que modifica a CLT para permitir a prorrogação da licença-maternidade em até 120 dias após a alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido, quando houver internação por complicações no parto. A medida garante que o início da licença e do salário-maternidade seja contado apenas após a alta, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2022.

Siga o Poder News no Instagram

A nova lei determina que, caso a internação ultrapasse duas semanas, o benefício poderá ser estendido em até quatro meses, assegurando maior amparo às famílias em situações delicadas de saúde. A sanção ocorreu durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília, com presença da primeira-dama Janja, ministras e representantes de movimentos sociais.

No evento, Lula exaltou o protagonismo feminino na defesa da democracia, homenageou figuras como Marielle Franco e fez menção à ex-esposa Marisa Letícia e à atual primeira-dama. Em tom descontraído, afirmou ainda que pretende levar Janja à reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Flávio Bolsonaro pede “autocontenção” do STF em posse de Edson Fachin
Next: Presidente da CPMI mantém decisão de prisão de sócio do Careca do INSS
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.