Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Alckmin conversou com secretário dos EUA dois dias depois de aceno de Trump a Lula

Poder News 30 de setembro de 2025
Esses contatos reforçaram a expectativa de que Lula pudesse ter um encontro, ainda que breve, com Trump em Nova York / Foto: Agência Brasil

Dois dias após o ex-presidente Donald Trump fazer um gesto de aproximação ao presidente Lula (PT) durante a Assembleia-Geral da ONU, o vice-presidente Geraldo Alckmin teve uma reunião virtual com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick.

Siga o Poder News no Instagram

A conversa ocorreu na quinta-feira, 26, e já estava agendada antes do evento na ONU. Segundo fontes próximas, a manutenção da reunião é mais um indicativo de que canais discretos entre os dois governos ajudaram a reduzir as tensões provocadas pela declaração de Trump sobre sua “química” com Lula.

Esse foi o segundo diálogo de alto nível entre Alckmin e autoridades americanas desde a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. No dia 11 de setembro, data em que o STF determinou pena de 27 anos para Bolsonaro, Alckmin também se reuniu virtualmente com Jamieson Greer, chefe do USTR, órgão de comércio exterior dos EUA — encontro revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Esses contatos reforçaram a expectativa de que Lula pudesse ter um encontro, ainda que breve, com Trump em Nova York. Desde julho, quando Trump anunciou uma sobretaxa de 50% a produtos brasileiros, empresários e membros do governo intensificaram os esforços de diálogo com Washington.

Na mesma data do anúncio das tarifas, 9 de julho, o chanceler brasileiro Mauro Vieira teve seu primeiro encontro com Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA. A reunião foi viabilizada com apoio da Embraer — que, embora poupada de uma das tarifas, atua para eliminar outra, de 10%.

O encontro aconteceu fora do Departamento de Estado, no escritório de advocacia King & Spalding, que representa a Embraer nos EUA. O local foi escolhido a pedido do lado americano, que queria manter o diálogo em sigilo.

Desde então, Vieira trocou pelo menos duas mensagens diretas com Rubio, reafirmando o compromisso do Brasil com a redução de tensões comerciais.

Paralelamente, empresários também se mobilizaram. Joesley Batista, da JBS, encontrou-se com Trump há cerca de três semanas. Na reunião, discutiu tarifas sobre carne e celulose e defendeu o diálogo direto entre os dois governos como solução para a disputa comercial.

Nos últimos dez dias, sinais vindos da Casa Branca — mais receptiva que o Departamento de Estado — indicaram disposição do governo americano para abrir conversas com o presidente Lula, acenando para uma possível reaproximação.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Presidente de associação é preso em CPMI do INSS por suposta mentira
Next: Trump vai “esperar 3 ou 4 dias” por resposta do Hamas a plano de paz
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.